A condução com a estrada molhada é uma tarefa que requer algum cuidado e uma atenção redobrada.

Para além de aconselharmos a reduzir as velocidades de circulação, apresentamos alguns aspetos que deve ter em atenção ao conduzir em dias de chuva:

Crie condições para não perder visibilidade

Verifique o estado das escovas dos limpa vidros do seu veículo. Faça uma revisão aos sistemas de desembaciamento dos vidros e espelhos para que as diferenças de temperatura entre o exterior e o interior do seu automóvel não crie estados de baixa visibilidade durante a condução. Verifique o estado das viseiras dos capacetes, no caso dos condutores de motociclos.

Óleos na estrada

Dias de chuva seguidos de dias de sol são os mais perigosos. Resíduos oleosos que se encontravam secos no asfalto são desviados pelas águas e espalhados pela estrada. Isto reduz drasticamente a aderência do seu veículo.

Estado dos pneus

Verifique o rasto dos pneus do seu veículo. Os veios de drenagem dos seus pneus devem ter a profundidade suficiente para impedir que se crie um manto de água entre o pneu e o solo.

Distâncias de segurança

Com o solo molhado, as distâncias de imobilização do seu veículo são maiores, por isso deve considerar aumentar a distância de segurança do veículo da frente de forma a ter maior margem de travagem.

Verifique o ambiente envolvente.

Evite poças de água em buracos na estrada, tenha atenção em zonas assinaladas como em manutenção, passadeiras, zonas de elevada circulação de peões. Os dias de chuva são geralmente dias de maior tensão entre os que circulam nos seus veículos e os peões.

Faça uma revisão à segurança do seu veículo

O estado do seu veículo é primordial para ter uma condução em segurança seja qual for o estado do tempo. Na PETROSINTRA temos especialistas que o esperam para ajudá-lo a garantir a segurança de circulação do seu automóvel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *